Preparação


Prefira os corantes cosméticos aos comestíveis que tendem a desbotar
Use sempre pequenas quantidades de corante, pois o sabonete costuma escurecer depois de seco.
O copinho plástico descartável facilita na hora de deitar a glicerina no molde, especialmente  nos moldes de formato pequeno.
O tempo de secagem varia de acordo com a temperatura do dia, a estação do ano e a região do país.
O sabonete deverá secar naturalmente, nunca utilize o frigorífico ou a ventilação para acelerar o processo.
Para comercializar seus produtos sempre coloque a data de fabricação e o prazo de validade, além dos elementos que os compõem.
Observações  a serem feitas antes de comprar a base glicerinada:
Existem no mercado algumas variedades de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidores cada vez mais exigentes, mesmo assim seja bastante criteriosa ao escolher e procure observar:
Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém na  sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente.
Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme.
Dispense também aquelas que estiverem húmidas e apresentam inclusive manchas molhadas no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito húmidas ao toque, pois tendem a produzir um sabonete muito mole.

A glicerina com um odor forte a  álcool, caso isto ocorra reclame e peça para trocar.