Óleos essenciais!


Os óleos essenciais são extractos naturais, concentrados, voláteis, que contém muitos componentes bioquímicos, com estrutura complexa. A principal qualidade é o aroma.
Ainda não existe formulação sintética que consiga reproduzir com perfeição um óleo essencial natural na sua estrutura de efeitos. A eficácia terapêutica do óleo essencial depende de sua procedência.

A volatibilidade dos óleos essenciais é uma das características que os distingue dos remédios herbáceos. O mecanismo de acção dos óleos essenciais é basicamente de duas formas: via pele e olfato.

Em função do peso e tamanhos diferentes de moléculas e composição química, os óleos essenciais tem diferentes índices de evaporação e diversos efeitos terapêuticos.

Os óleos naturais jamais irão custar o mesmo preço, pois necessitam de proporções diferentes de matéria-prima da planta para se produzir o óleo, assim como, de acordo com seu país de procedência, possuirão preços de custo também diferentes (aí entram também taxas de câmbio, importação e exportação, vigilância sanitária, etc). Por exemplo, para conseguir-se 1 litro de óleo de eucalipto globulus, necessita-se aproximadamente de 30kg de folhas. Por outro lado, para conseguir-se a mesma quantidade em óleo de rosas (1 litro), gasta-se de 1 a 3 toneladas de pétalas, o que equivale a 1 hectar de plantação de rosas. Daí seu preço jamais vir a ser o mesmo que o de um óleo de eucalipto.


Leave your comment